Outros Parceiros: ESTRELACOOP, ANCOSE, APROMEDA, BIOCANT, INIAV, SENSEFINITY
Objetivos:
Coordenação e articulação dos trabalhos, metodologias, instrumentos de investigação-ação e atividades entre parceiros e CG.
Coordenada pelo IPV, com a participação de ESTRELACOOP (em representação das queijarias), ANCOSE (em representação dos produtores de leite e borrego da raça Serra da Estrela), APROMEDA (em representação dos produtores de leite da raça Mondegueira), BIOCANT, INIAV e SENSEFINITY.
Serão organizadas duas reuniões anuais do CG de forma a consolidar esforços, articular sinergias e apresentar resultados no decorrer da iniciativa.
O IPV assegurará a monitorização geral das atividades, acompanhamento financeiro e gestão de risco, com a colaboração dos demais parceiros.
Responsável: IPV
Outros parceiros: ESTRELACOOP, ANCOSE, APROMEDA, Produtores de leite, borrego e queijarias, SERRAOVINOS | CeCAFA (IPV)
Objetivos: Será realizada uma avaliação da situação atual (produtores de leite, queijarias, produtores de flor de cardo, canais comerciais) que demonstrem, simultaneamente, a real dimensão da fileira e a importância da sua dispersão no território.
AT2.1. Realização de inquéritos sobre os processos produtivos e organizacionais (produtores de leite e borrego/produtores de queijo/produtores de flor de cardo) que permitam uma caracterização dos produtores, das explorações e do nível de organização.
AT2.2. Levantamento de informação sobre localização, áreas e níveis de produção para inclusão num sistema de informação geográfica relativo às pastagens (explorações), campos de cardo e queijarias.
AT2.3. Caracterizar os canais comerciais dos Produtos Serra da Estrela DOP (leite, queijo, requeijão e borrego). Na plataforma SIG serão introduzidas as características das pastagens, dos rebanhos, as físico-químicas e microbiológicas do leite e do queijo, pretendendo ser uma ferramenta que possibilite, em articulação com a plataforma de Blockchain, uma monitorização permanente sobre o estado dos ingredientes, processos e produtos finais.
Responsável: ESTRELACOOP
Outros parceiros: IPV, ANCOSE, APROMEDA, INIAV (Pólos de Inovação de Oeiras e da Fonte Boa), SENSEFINITY, Produtores de leite, borrego e queijarias, SERRAOVINOS | CeCAFA (IPV)
Objetivos: Avaliação do historial, em comparação com a situação atual, em relação à identificação e sistematização dos pontos críticos na fileira para definição de estratégias com vista à apresentação de propostas de solução discutidas com os atores da fileira em consonância com os decisores, tendo por base um conhecimento técnico-científico fundamentado em métodos expeditos e atualizados.
AT3.1. Realização de grupos focais (produtores de leite e borrego/produtores de queijo).
AT3.2. Identificação de pontos críticos da fileira e criação de estrutura de variáveis.
AT3.3. Criação de checklists e protocolos operacionais.
Responsável: IPV
Outros parceiros: Todos os restantes parceiros
Objetivos: Será realizada uma avaliação da situação atual em relação ao conhecimento das pastagens, genética animal, qualidade dos ingredientes leite e flor de cardo e dos produtos queijo, requeijão e borrego que reforcem a identidade da DOP e a valorização da exclusividade dos seus recursos endógenos. Criar sinergias entre as entidades de ensino superior e investigação na região com o contexto produtivo da fileira, numa lógica de extensão rural, para dar resposta a limitações e encontrar soluções, apoiadas na tecnologia, que sejam mais integradoras e eficientes.
AT4.1. Análise das pastagens sob ponto de vista da diversidade florística e da composição nutricional com repercussões na qualidade do leite e dos borregos e do bem-estar animal.
AT4.2. Avaliação e implementação da estratégia do programa de melhoramento genético animal.
AT4.3. Avaliação e monitorização da qualidade dos ingredientes leite e flor de cardo, do queijo e requeijão e borrego.
Responsáveis: IPV, ESTRELACOOP e ANCOSE
Outros parceiros: Todos os restantes parceiros
Objetivos: Será realizada a co-construção de referenciais para a gestão integrada da cadeia produtiva e comercial dos produtos que permitam a monitorização e rastreabilidade dos ingredientes, produtos e processos, no respeito pela implementação das melhores práticas e qualidade dos ingredientes, que se traduza na valorização dos produtos da DOP. Incrementar práticas e princípios que visem uma maior aposta na economia circular com valorização de subprodutos (lã e sorelho) e serviços ao ambiente que possam conferir uma maior sustentabilidade para os diversos atores da fileira.
AT5.1. Avaliação de referenciais e limiares dos ingredientes, produtos e processos, com o objetivo de estabelecer critérios de qualidade nos ingredientes leite e flor de cardo que possam assegurar uma valorização crescente e consistente nos produtos queijo, requeijão e borrego.
AT5.2. Avaliação e valorização da pegada de carbono ao longo da fileira para validar sistemas e produtos que tenham maior contributo no sequestro de carbono; Ajustamento de procedimentos organizacionais para mitigar os gases com efeito de estufa; Valorizar os produtos e processos com menor pegada de carbono; Valorizar, junto aos consumidores, a importância das fases da fileira.
AT5.3. Adequar a lógica comercial dos produtos da fileira às novas tendências do mercado, assegurando a identidade do produto e valorizando as questões relacionadas com a sustentabilidade do meio rural sob ponto de vista ambiental, socioeconómico e equidade dos territórios, com a aposta na economia circular pela valorização de subprodutos.
Responsável: SENSEFINITY
Outros parceiros: IPV, ESTRELACOOP, ANCOSE, APROMEDA, INIAV
Objetivos: Criação de uma estrutura digital disruptiva (blockchain) para tornar as empresas mais seguras, produtivas e organizadas, dando suporte à recolha de informação e tomada de decisão. Esta estrutura digital é um meio para estabelecer confiança nos diferentes players da fileira, permitindo a sistematização dos diversos processos da cadeia produtiva, facilitando a gestão e o controlo da qualidade higiossanitária e organolética dos produtos.
AT6.1. Avaliação dos dados a serem sistematicamente recolhidos para inclusão nas bases de dados.
AT6.2. Integração de diferentes bases de dados;
AT6.3. Criação da plataforma de blockchain.
Responsável: ESTRELACOOP
Outros parceiros: IPV, ANCOSE, APROMEDA, INIAV (Pólo de Inovação de Oeiras)
Objetivos: Definição de estratégias de marketing (brand, emocional, territorial). Os produtos DOP devem assumir-se como centros de fixação das populações nos territórios de interior e de atratividade turística por preservarem e valorizarem os seus patrimónios históricos, culturais e ambientais. Devemos procurar assumir uma lógica de marketing territorial no qual todos os ingredientes, leite e flor de cardo provenham de recursos endógenos da Região Centro.
AT7.1. Avaliação das estratégias de marketing já implementadas.
AT7.2. Definição e implementação de uma estratégia global de marketing e comunicação.
Responsáveis: ESTRELACOOP e ANCOSE
Outros parceiros: IPV, APROMEDA, INIAV, BIOCANT
Objetivos: A criação do “Observatório do Queijo Serra da Estrela” que se pretende venha a ser uma estrutura constituídas por entidades públicas e privadas que representem diferentes áreas técnico-científicas, de produção, regulação e certificação, relacionadas com a fileira. Este permitirá, no futuro, uma monitorização constante da qualidade dos ingredientes e produtos Serra da Estrela DOP (requeijão, queijo e borrego) que possam garantir e consolidar uma crescente valorização e procure resolver, em tempo útil, constrangimentos e limitações que possam surgir na fileira.
AT8.1. Avaliação das condições legais, operacionais, logísticas e organizacionais para a criação do “Observatório do Queijo Serra da Estrela“.
AT8.2. Criação do “Observatório do Queijo Serra da Estrela“.
Responsáveis: IPV e ESTRELACOOP
Outros parceiros: ANCOSE, APROMEDA, INIAV, BIOCANT, SENSEFINITY
Objetivos: Todos os parceiros serão convidados a participar ao longo do projeto, incluindo os cooperantes nacionais e internacionais.
A comunicação e disseminação das ações, como tarefa crucial na monitorização e divulgação dos resultados que se irão obter, assumem diversos formatos com o objetivo de abranger os atores da fileira e diferentes públicos-alvo (eg. consumidores).
AT9.1. Criação de site de apoio ao projeto e inserção de conteúdos.
AT9.2. Realização de ações técnico-científicas de divulgação e sensibilização aos pastores e queijarias.
AT9.3. Apresentações em eventos técnicos e científicos e publicação de artigos em revistas nacionais e internacionais.
AT9.4. Realização de seminários para apresentação de resultados e conclusões do projeto.
Morada: